Usina fotovoltaica com 922 painéis solares é inaugurada pela GS Inima SAMAR

Usina fotovoltaica com 922 painéis solares é inaugurada pela GS Inima SAMAR

Local tem capacidade para gerar mais de 71 mil quilowatts hora de energia renovável por mês

A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, inaugurou na manhã desta quarta-feira (19 de abril), a Usina Fotovoltaica Ipanema, que está localizada ao lado da ETA Tietê. O empreendimento, considerado a maior usina fotovoltaica de solo construída em área urbana na região, será capaz de abastecer seis unidades consumidoras da GS Inima SAMAR instaladas em diversos pontos de Araçatuba.

O evento contou com a presença do CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira, do diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, da vice-prefeita, Edna Flor, do vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Araçatuba, Gilberto Mantovani Batata, do comissário-geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Marcio Saito, além de autoridades, imprensa e colaboradores da concessionária. Os representantes da Noon Energy, empresa parceira da GS Inima SAMAR na obra, também estiveram presentes.

O diretor-técnico da concessionária, Eduardo Caldeira, abordou a capacidade da usina e a importância da energia solar para o meio ambiente. Segundo ele, “o papel de cada um de nós é fazer sempre o melhor para garantir que os nossos recursos naturais sejam mantidos e conservados”. Neste sentido, ele apontou que, com a Usina Fotovoltaica Ipanema, mais de cinco mil toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidos na atmosfera. Seriam necessárias 40.837 árvores para eliminar este poluente da atmosfera.

A UFV Ipanema possui 922 painéis solares e será capaz de produzir 71 mil quilowatts hora de energia renovável por mês, o que corresponde a 852 megawatts hora por ano.

Para o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira, a usina só reforça o compromisso do grupo com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Esta é a terceira unidade do grupo em que estamos instalando energia solar renovável. Já temos uma operação em Mogi Mirim, na Sesamm, e em Triunfo, na GS Inima Industrial Triunfo, que está em fase final de montagem e regulação. O grupo tem a meta de trabalhar apenas com fontes limpas e renováveis de energia e segue investindo nesta estratégia todos os anos”, explicou.

De acordo com o executivo, “cuidar de água e de esgoto reflete diretamente na vida das pessoas, por isso, cuidamos de vidas também. Nosso grupo procura sempre alinhar os serviços nessa prática para que a sustentabilidade esteja sempre em pauta”, pontuou.

O prefeito Dilador Borges enalteceu a parceria com a GS Inima SAMAR e afirmou que a concessionária vem cumprindo o contrato de concessão além do previsto. “É assim que Araçatuba se mantém na ponta do desenvolvimento, à frente de outras cidades da região. Os investimentos anunciados hoje nos animam a continuar a trabalhando pela cidade, sem contar que a energia fotovoltaica é uma excelente oportunidade de cuidar do meio ambiente”, disse.

Durante a inauguração, foram exibidos vídeos com informações sobre a UFV Ipanema e as unidades consumidoras que serão abastecidas pela energia produzida na usina. Ao final do evento, as autoridades descerraram a placa de inauguração e deram o start para que a usina entrasse em funcionamento.

Galeria de imagens