Secador solar de lodo, inaugurado pela GS Inima SAMAR, é inovação tecnológica que beneficia o meio ambiente

Secador solar de lodo, inaugurado pela GS Inima SAMAR, é inovação tecnológica que beneficia o meio ambiente

Equipamento foi inaugurado na última sexta-feira pela concessionária em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba

A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, inaugurou na última sexta-feira (10/12) o primeiro secador solar de lodo do Brasil. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, contou com representantes da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA (AGRF), da Câmara Municipal, além de jornalistas, parceiros e colaboradores da GS Inima SAMAR.

O equipamento, que retira a umidade do lodo que provém do esgoto produzido pela população, foi construído em uma área de 7.000 m² e teve um investimento de R$ 15 milhões. Ele é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia, misturando o lodo e fazendo a remoção do material já seco. Antes, todo esse volume era enviado para aterros sanitários, com 80% de água e apenas 20% de sólidos tratados.

A construção da estrutura foi iniciada em 2019 e, em 2020, devido à pandemia, a montagem dos três removedores e demais equipamentos teve que ser feita com orientações à distância, tornando o projeto ainda mais desafiador.

O presidente da GS Inima SAMAR e CEO do grupo GS Inima, Paulo Roberto de Oliveira, lembrou o processo de construção do secador durante a inauguração. “Quando assumimos o projeto, buscamos uma tecnologia mundial e com a pandemia isso foi um desafio muito grande. Mesmo assim, seguimos com a obra e superamos todos os empecilhos. Foi um grande avanço e uma prova do compromisso da GS Inima SAMAR com a qualidade dos serviços prestados”, explicou durante a cerimônia.

De acordo com o executivo, a nível de meio ambiente, Araçatuba dará um salto muito importante. “A quantidade de lodo produzida foi reduzida para 90 toneladas com o secador, ou seja, a quantidade de matéria orgânica que estamos deixando de enviar para o aterro beneficiará diretamente o meio ambiente”, comentou Oliveira.

O secador recebe atualmente, na entrada, 450 toneladas de lodo para secagem por mês e entrega, na saída, 90 toneladas de lodo seco por mês. Antes do equipamento, o volume total de entrada era enviado ao aterro sanitário.

O diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, reforçou a importância do secador solar de lodo para a cidade. “Esse é um projeto que tem o sobrenome ‘Sustentabilidade’. É uma alegria poder contribuir com o meio ambiente e trazer modernidade para o sistema de esgotamento sanitário de Araçatuba”, disse.

Durante o evento, o comissário-geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Márcio Saito, lembrou todo o processo de construção do secador. “Acompanhamos a evolução dessa obra desde o momento em que só havia terra aqui no local. É um projeto pioneiro na América Latina e Araçatuba pode se orgulhar. Com certeza, vai ser motivo de visita técnica de muitas entidades”, comentou.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, também participou da inauguração do secador de lodo acompanhado da vice-prefeita Edna Flor. O chefe do Executivo municipal celebrou a entrega da obra dizendo que, “se não fosse a parceria público-privada, talvez o projeto não tivesse sido executado”. Segundo ele, “a GS Inima tem feito investimentos que beneficiam a cidade, cumprindo além do que foi acordado em contrato”, completou.

O secador solar de lodo é inédito no Brasil e funciona como uma estufa que evapora a umidade e faz com que o resíduo final do tratamento de esgoto saia com 95% de volume sólido e sem patógenos, organismos que podem causar doenças. Já está sendo realizado um estudo para registro, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para uso do lodo como insumo agrícola.

Galeria de imagens