No Dia Mundial do Meio Ambiente, GS Inima SAMAR anuncia estudo sobre o ribeirão Baguaçu

No Dia Mundial do Meio Ambiente, GS Inima SAMAR anuncia estudo sobre o ribeirão Baguaçu

O levantamento detalhado de suas potencialidades e deficiências vai permitir futuras ações para um futuro sustentável

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto em Araçatuba, anuncia a realização de um amplo estudo hídrico sobre o ribeirão Baguaçu. O objetivo é fazer um levantamento detalhado de suas potencialidades e deficiências para depois mobilizar a sociedade civil na busca de soluções de curto, médio e longo prazos para a sustentabilidade do ribeirão.

Os estudos serão realizados por uma empresa especializada que usará imagens de satélites atuais e do passado para analisar as matas ciliares, áreas degradadas e em processo de erosão, e uso e ocupação de solo para agricultura, indústrias e construções em regiões urbanas. Os técnicos vão analisar ainda a disponibilidade de água superficial e os dados históricos sobre chuvas na região.

“O estudo é muito pertinente e vai ao encontro do tema proposto pela ONU neste Dia Mundial do Meio Ambiente que é Restauração de Ecossistemas. Nada mais justo e necessário do que cuidarmos da restauração do ribeirão Baguaçu, um recurso hídrico tão importante para Araçatuba”, diz o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

O ribeirão Baguaçu é responsável pelo abastecimento de 50% da população de Araçatuba e, após a nascente, em Coroados, percorre cerca de 70 quilômetros até desaguar no Rio Tietê. Durante o percurso, o ribeirão passa por Bilac e Birigui, mas é em Araçatuba que suas águas são captadas para o abastecimento humano, sendo tratada e distribuída para uma população de mais de 100 mil pessoas.

De classe 2 de acordo com a resolução CONAMA 357, o ribeirão Baguaçu é considerado de boa qualidade para o abastecimento humano, mas precisa ser preservado, principalmente na área em que atravessa a região urbana de Araçatuba. “Foi pensando nessa questão que encomendamos o estudo hídrico. Ele deve trazer informações extremamente importantes para mantermos o Baguaçu vivo. Precisamos pensar no futuro e evitar que ele sofra degradações para que o município possa usufruir desse recurso por muitos e muitos anos”, afirma Eduardo Caldeira.

O diretor técnico da GS Inima SAMAR estima que o estudo fique pronto até o fim do ano. “O mapeamento das nascentes e o rastreamento do uso da água serão minuciosos. Ao final, serão feitas propostas sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, bem como a recuperação das áreas degradadas e conservação e manejos do uso da bacia”, explica.

Os resultados do estudo serão apresentados pela GS Inima SAMAR para toda a sociedade civil, envolvendo a administração pública, Cetesb, DAEE, Agência Reguladora e organizações não-governamentais que cuidam do meio ambiente.

Uma outra frente de ação da GS Inima SAMAR em andamento é a redução de perdas na distribuição da água. Em 2012, eram de 49%. Hoje, estão por volta de 33% e devem diminuir ainda mais com o final das obras de setorização da distribuição da água e início do programa de controle de perdas. Desde o ano passado, a cidade está sendo dividida em 42 setores de abastecimento que possibilitam melhor controle de pressão e planejamento de manutenções.

Araçatuba já chegou a utilizar 70% da água tratada do Ribeirão Baguaçu, porém, com a possibilidade de utilização da água do Rio Tietê, em 2013, o total captado diminuiu, chegando a 50% de toda a produção de água do município. As águas do Ribeirão Baguaçu são utilizadas para abastecer a cidade desde a década de 1930.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ainda em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a GS Inima SAMAR preparou um vídeo especial sobre o Baguaçu que aborda a importância do ribeirão para Araçatuba, com imagens de sua nascente até a foz, no Rio Tietê, assim como o anúncio do estudo hídrico.

Exposição de fotografias

O site da GS Inima SAMAR também traz a exposição virtual de fotos do ribeirão Baguaçu que tem a curadoria do fotógrafo Patrick Aguera. É possível baixar as imagens para usá-las como wallpaper no computador ou celular. Clique aqui para acessar a exposição.

Selo “Sou Baguaçu”

Nas redes sociais, a GS Inima SAMAR está lançando o selo “Sou Baguaçu” para ser usado no story e perfil. Para utilizá-lo, é só baixar o material nos endereços www.facebook.com/gsinimasamaroficial ou @gsinimasamar, no Instagram.

Galeria de imagens