GS Inima Samar realiza 1º webinar com sucesso de público

GS Inima Samar realiza 1º webinar com sucesso de público

“Segurança do Abastecimento de Água em Araçatuba” reuniu especialistas para debater o tema, com  público de 600 pessoas.

A GS Inima SAMAR realizou no último dia 27 de agosto o 1 webinar da série “Nosso presente é o seu futuro” com o tema “Segurança do Abastecimento de Água em Araçatuba”. O evento, reuniu cerca de 600 participantes, entre entidades da sociedade civil, ONGs e alunos de cursos de engenharias e arquitetura de três universidades de Araçatuba.

A conferência digital teve como palestrantes, Rondinaldo Lima, Diretor Técnico da GS Inima SAMAR, Márcio Saito, Comissário Geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Lupércio Ziroldo, Diretor do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de S. Paulo -DAEE. O evento contou como mediador o Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GS Inima Brasil, Roberto Muniz.

O comissário Márcio Saito fez uma retrospectiva da história do saneamento em Araçatuba, destacando a inauguração da primeira estação de tratamento da cidade, a ETA 1, na década de 30, seguida da construção da ETA 2, no final dos anos 60, e da ETA Tietê, inaugurada em 2013. Ele destacou que a construção das novas estações coincide com períodos de grande crescimento do município e chegada de novas indústrias.

O diretor do DAEE e governador emérito mundial da água, Lupércio Ziroldo, falou sobre a atual situação da disponibilidade da água na região noroeste do Estado e as ações que estão sendo tomadas para um futuro com sustentabilidade. Ele destacou, principalmente, o papel do rio Tietê e os principais mananciais urbanos da região, como o Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba, e o Ribeirão Baixotes, em Birigui.

O diretor técnico da GS Inima Brasil, Rondinaldo Lima, fez um diagnóstico da atual situação de abastecimento de água em Araçatuba – considerado modelo para todo o Brasil – e destacou as obras que preparam a cidade para o futuro, divulgando o início da construção de uma nova estação de tratamento de água em Araçatuba, a ETA 4, que vai ter capacidade para abastecer até 100 mil habitantes.

No final do evento, os palestrantes ainda abriram espaço para responder algumas perguntas dos participantes.

Quem não pode participar ou quer rever, preparamos os melhores momentos do evento. Acesse o link e assista. https://www.youtube.com/watch?v=IfbRo4TYKjM