GS Inima SAMAR lança campanha para conscientizar população sobre lixo no esgoto

Por ano, a concessionária realiza mais de 1,5 mil desobstruções de redes e ramais devido ao problema

 

A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pela água e esgoto de Araçatuba, lança, nesta terça-feira (18/01), a campanha “Esgoto não é lixeira”. O objetivo é alertar a população sobre os problemas causados em decorrência de lixo no esgoto, além de conscientizá-los para descartar apenas resíduos líquidos na rede.

A campanha conta com divulgação de matéria de jornal em página dupla que trará informações sobre o tratamento de esgoto em Araçatuba, orientações sobre o que pode e o que não pode ser jogado no esgoto, dados sobre saneamento básico, o caminho do esgoto na cidade, e haverá também divulgação de informações em rádios, nas redes sociais da empresa e em outdoors.

“Neste período, de janeiro a março, em que as chuvas são mais frequentes, temos um grande aumento de chamados para verificação de obstrução de redes e ramais. Na maioria das vezes, essas obstruções ocorrem devido ao acúmulo de lixo nas tubulações que não são preparadas para receber resíduos sólidos”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

Apenas em 2021, a empresa realizou mais de 1.000 desobstruções de redes, uma média de 103 atendimentos, por mês. Já desobstruções de ramais foram 45 por mês, além de 1.610 verificações de obstruções durante todo o ano.

“Percebemos que as pessoas não se preocupam e jogam papel higiênico, cabelo ou restos de alimentos na rede de esgoto e isso prejudica muito nosso trabalho. Nas últimas tempestades que ocorreram em Araçatuba foi muito visível o resultado disso: diversos chamados referentes à retorno de esgoto e extravasamentos”, lembra Caldeira.

Galeria de imagens