GS Inima SAMAR lança campanha de uso consciente da água

GS Inima SAMAR lança campanha de uso consciente da água

Ações pretendem chamar a atenção da população para o desperdício

A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pela água e esgoto de Araçatuba, lança hoje uma campanha de uso consciente da água. Com frases que chamam a atenção para o desperdício dos recursos hídricos, a empresa aborda a importância de utilizar a água da forma correta, antes que ela acabe. A ação faz parte de um programa permanente de uso racional da água que a empresa desenvolve com o objetivo de preservar os mananciais e alertar a população sobre a importância de se usar corretamente os recursos naturais e preservá-los para as futuras gerações.

As peças publicitárias serão publicadas nos jornais da cidade, além de anúncios nas redes sociais da GS Inima SAMAR e rádios. “Estamos trazendo um tom voltado ao desperdício, porque sabemos que essa situação mexe com todo mundo. Se eu desperdiço, meu vizinho ou colega de trabalho também pode ficar sem água, ou seja, o uso consciente é de responsabilidade de todos e as consequências do mau uso também”, explica o diretor-técnico da concessionária, Eduardo Caldeira.

Embora a quantidade de chuva registrada em 2022 esteja em um nível maior do que no ano passado, sem necessidade de medidas mais extremas como o racionamento, os mananciais que abastecem Araçatuba exigem cuidado, principalmente o Ribeirão Baguaçu.

“A cada ano, temos sentido que o Baguaçu exige mais cuidado e um novo olhar voltado para sua recuperação. Por isso, o estudo hídrico apresentado pela GS Inima SAMAR no mês passado levantou os principais pontos de atenção. A ideia é contribuir para que o Baguaçu se mantenha vivo, garantindo o abastecimento nas cidades por onde ele passa. Ainda assim, precisamos da ajuda da população para evitar o desperdício de água”, afirma Caldeira.

Volume produzido

O Ribeirão Baguaçu abastece 50% de Araçatuba e, devido às chuvas das últimas semanas, a captação de água para tratamento e distribuição se mantém dentro dos parâmetros na represa de captação. No rio Tietê, responsável por cerca de 40% do abastecimento, a captação também está no nível previsto e sendo feita diretamente do rio, sem necessidade da balsa flutuante. A produção mensal de água tratada em Araçatuba é de cerca de dois milhões de metros cúbicos, ou 2 bilhões de litros.