GS Inima Samar inicia construção da nova Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 100 mil habitantes

GS Inima Samar inicia construção da nova Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 100 mil habitantes

Esta será a quarta estação de tratamento de água de Araçatuba e um dos maiores investimentos em saneamento da história do município

 

A GS Inima SAMAR, inicia, oficialmente, no dia de hoje, 18 de agosto, as obras da nova Estação de Tratamento de Água do município, a ETA 4. A nova estação, que será construída às margens do Ribeirão Baguaçu, terá investimentos de R$ 34 milhões, um dos maiores da história do saneamento em Araçatuba. A nova unidade terá capacidade de captação de 2.000 m³/h de água (ou dois milhões de litros de água por hora), e substituirá a produção atual das duas estações de tratamento de água - Baguaçu I e II - que atendem 100 mil habitantes, a metade da população de Araçatuba. 

A ETA 4, como será chamada, vai operar pelo sistema de tratamento convencional, como é feito nas unidades do complexo Baguaçu. Serão construídos quatro módulos, cada um com capacidade de produção de 500 m3/h, compostos por filtros de tratamentos, floculadores mecanizados, decantadores, e laboratório para análise de amostras e monitoramento da qualidade da água, além de sistema de desaguamento de lodo.

“Trata-se de uma unidade com alta tecnologia que terá os processos de produção e distribuição da água totalmente automatizados. Isso significa redução de perdas e maior eficiência energética e operacional.  A ETA 4 terá ainda um auditório que vai permitir, além de outras atividades, ações de Educação Ambiental e programa de visitas e estará preparada para acessibilidade ”, destaca o diretor técnico da GS Inima Samar, Rondinaldo de Lima.   

A ETA 4 também terá uma estação geradora de hipoclorito, produzida a partir de sal marinho.  Assim como já é usado atualmente na Estação de Tratamento de Água Tietê, o hipoclorito substitui o uso do gás cloro, mitigando possíveis riscos de operação. A construção pode gerar, em média, 200 empregos diretos e indiretos e a previsão é de que as obras da ETA 4 sejam concluídas em até dois anos.

Segurança hídrica

Com o início da sua operação, as unidades ETA I e II serão mantidas como backup,  caso seja necessário realizar alguma manutenção na nova unidade. “Estamos priorizando sempre a implantação de redundâncias nos sistemas de abastecimento da cidade. Ou seja, com a conclusão de todos os investimentos, a cidade terá um sistema muito mais robusto do ponto de vista operacional e consequentemente, terá menos risco de desabastecimento. Caso ocorram eventualidades, teremos um segundo sistema para atender, garantindo água nas torneiras de toda a população”, conclui.

Webinar

Ainda como parte do lançamento das obras da ETA 4, a GS Inima SAMAR realizará, no próximo dia 27 de agosto, das 19h00 às 20h30, a Webinar com o tema “Segurança do Abastecimento de Água em Araçatuba”. O evento, que é aberto e gratuito, será mediado pelo diretor de Relações Institucionais de Sustentabilidade da GS Inima Brasil, Roberto Muniz, e terá como palestrantes o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Rondinaldo Lima, o diretor da Bacia do Baixo Tietê do DAEE, Lupércio Ziroldo, e o Comissário Geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA, Márcio Saito. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site www.samaronline.com.br.

 

Conheça o projeto da E.T.A. 4