ESTUDO INÉDITO SOBRE A SEGURANÇA HÍDRICA DO RIBEIRÃO BAGUAÇU SERÁ APRESENTADO EM EVENTO NO DIA 6 DE OUTUBRO, EM ARAÇATUBA

ESTUDO INÉDITO SOBRE A SEGURANÇA HÍDRICA DO RIBEIRÃO BAGUAÇU SERÁ APRESENTADO EM EVENTO NO DIA 6 DE OUTUBRO, EM ARAÇATUBA

O estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba (SP)” foi realizado para nortear ações que evitem maior comprometimento do manancial responsável pelo abastecimento de 50% dos 199 mil moradores de Araçatuba. 

Estudo sobre a segurança hídrica do Ribeirão Baguaçu, principal manancial que abastece a população de Araçatuba, mostra que no território de mais de 50 mil hectares em que está inserida a sub-bacia hidrográfica do Baguaçu, compreendida pelos municípios de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados, restam apenas 4% da vegetação nativa. 75% das Áreas de Proteção Ambiental (APPs) onde estão o Ribeirão Baguaçu e seus afluentes estão degradadas e, para repor a cobertura vegetal suprimida, será necessário o plantio de quase quatro milhões de mudas de árvores. Para agravar ainda mais, o estudo apurou a redução do volume as chuvas de 18% em 2020, se comparada à média histórica registrada entre 1984 e 2020, enquanto tem crescido a demanda pela disponibilidade de água. Em seu trajeto, desde a nascente em Bilac até a foz no Rio Tietê, em Araçatuba, o Ribeirão Baguaçu é utilizado pela agricultura e indústrias da região. 

O estudo inédito “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba (SP)” foi realizado pela Brava Engenharia e Instituto Democracia e Sustentabilidade, a pedido da GS Inima SAMAR, empresa do grupo GS Inima Brasil, com apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba e da Agência Reguladora e Fiscalizadora (DAEA),  para nortear ações que evitem maior comprometimento do manancial responsável pelo abastecimento de 50% dos 199 mil moradores de Araçatuba. 

Os detalhes do estudo serão apresentados por Guilherme Checco, coordenador de pesquisas do Instituto Democracia e Sustentabilidade,  dia 6 de outubro, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (Rua Oscar Rodrigues Alves, 55, Centro). O evento terá como plateia autoridades municipais de Araçatuba, Bilac, Birigui e Coroados, representantes de entidades da sociedade civil, sindicatos de classe e universidades, entre outros.

Após a apresentação será realizado um debate mediado por Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GS Inima Brasil, controladora da GS Inima SAMAR, com a participação do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, de Vitor Sabak, diretor da ANA – Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, Luís Otávio Manfré, diretor e Recursos Hídricos do DAEE e secretário executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê, Thomas Rocco, presidente do SIRAN – Sindicato Rural da Alta Noroeste, e Eduardo Caldeira, diretor técnico da GS Inima SAMAR.

Espera-se que com as informações levantadas pelo estudo e as recomendações sugeridas para garantia da segurança hídrica da região, o evento potencialize o engajamento de todos os usuários desse manancial em prol da cooperação para a implantação de práticas sustentáveis para superar esse desafio. 

SERVIÇO

Apresentação do estudo “Segurança Hídrica no Ribeirão Baguaçu em Araçatuba (SP)” 

> Dia: 6 de outubro | Hora: 9h
> Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (Rua Oscar Rodrigues Alves, 55, Centro)
> Transmissão online pelo Youtube da GS Inima Samar https://youtu.be/eemvXycy3Qk