Curso de Encanador para Mulheres atrai 33 participantes em Araçatuba

Curso de Encanador para Mulheres atrai 33 participantes em Araçatuba

O projeto foi realizado pela GS Inima SAMAR em parceria com o Fundo Social de Solidariedade entre os dias 12 e 14 de julho

Realizado de 12 a 14 de julho, o Curso de Encanador para Mulheres, promovido pela GS Inima SAMAR em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, reuniu 33 participantes em Araçatuba. Com idades variadas, as alunas, em sua maioria, são donas de casa ou autônomas que viram no curso uma oportunidade de começar uma nova carreira ou simplesmente realizar reparos dentro de casa sem custos.

As aulas foram divididas em teóricas e práticas e tiveram como professores os colaboradores da GS Inima SAMAR, Luciano Silva, Diego Silva e Gustavo Braz. Divididas em três turmas, as mulheres puderam tirar dúvidas sobre o sistema de abastecimento da cidade, as atribuições da concessionária e a prática diária de um encanador.

Diversas peças hidráulicas, como canos soldáveis, luvas, roscas e cotovelos, e equipamentos como chaves de fenda, hidrômetros e geofones foram apresentados às participantes e utilizados durante as aulas práticas. Elas aprenderam a trocar a boia da caixa d’água, consertar uma torneira, identificar e reparar um vazamento no encanamento, entre outras atividades. 

“Nunca vi uma mulher trabalhando como encanadora e foi isso que me chamou a atenção no curso. Saio daqui com um conhecimento que nunca imaginei que teria e tenho certeza de que conseguirei aplicar em casa. Além da economia de não ter que contratar um profissional, vou poder identificar e consertar os vazamentos de forma rápida. Estou muito satisfeita com o curso”, disse a dona de casa Neilda Soares Anacleto.

Já Maria Bernadete dos Santos, que atualmente está desempregada, viu no curso uma oportunidade de incrementar os serviços oferecidos pelo marido, que já trabalha com pequenos reparos de elétrica e hidráulica. “Esse conhecimento vai somar com o que o meu marido já realiza na cidade. Quero poder ajudá-lo e ter uma renda também”, comentou.

As peças expostas chamaram a atenção da dona de casa Ana Beatriz de Oliveira. “Tem muita coisa aqui que eu não conhecia ou não sabia o nome. As informações dadas pelos professores vão me ajudar muito no dia a dia e, agora, com certeza poderei aplicar tudo o que aprendi em casa”, pontuou.

A inscrição para o Curso de Encanador para Mulheres foi gratuita e destinada principalmente às mulheres de baixa renda que dependem de programas sociais da Prefeitura, Estado ou Governo Federal. Por isso, foi realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, que fez as inscrições nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, que atendem na periferia da cidade.

Ao final das aulas teóricas e práticas, as participantes receberam um certificado e um KIT com peças como lixas, pedaço de cano soldável, luvas, serra, fita veda rosca, cotovelo, entre outros itens.

“O curso foi criado para disseminar conhecimentos básicos e práticos para amadores e ajudá-los a resolver os próprios problemas hidráulicos em casa, mas pode significar também o começo de uma carreira profissional para aqueles que quiserem depois se aperfeiçoar”, disse o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

 

Galeria de imagens