Alunos da E.E. Luiz Gama participam de palestras da GS Inima SAMAR

Alunos da E.E. Luiz Gama participam de palestras da GS Inima SAMAR

Mais de 300 alunos participaram das atividades nos dias 2 e 9 de maio, no Teatro Castro Alves

A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto de Araçatuba, participou, nos dias 2 e 9 de maio, de evento promovido pela E.E. Luiz Gama sobre o tema Água, no Teatro Castro Alves. A concessionária apresentou a palestra “O caminho da água”, que aborda toda as fases do tratamento da água, destacando a importância dos nossos mananciais, os cuidados com o tratamento e a distribuição e as formas de uso racional da água. A palestra aborda também o uso correto do esgoto e sua importância para o meio ambiente e a saúde. 

As duas apresentações reuniram 300 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O responsável pela apresentação foi o supervisor de Operação da GS Inima SAMAR, Francino Costa, que levou aos participantes informações específicas sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e suas formas de captação. “Como somos abastecidos pelo Baguaçu e Tietê, a forma de tratar essas duas águas é diferente. Na primeira, utilizamos o sistema de decantação e, na outra, o sistema inovador de flotação. São maneiras distintas de tratar a água, mas que tem o mesmo objetivo: levar água potável e de qualidade à população”, explicou Costa.

Com recursos audiovisuais, como um vídeo que explica o tratamento por meio do rap, os alunos puderam conhecer o funcionamento de uma ETA e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de receberem informações sobre a situação do saneamento básico no Brasil, Estado de S. Paulo e Araçatuba. “É importante trazer os alunos para a realidade da nossa cidade, que é muito privilegiada por ter 100% de água e esgoto tratados. Sabemos que em outras regiões – próximas até de Araçatuba – essa não é uma situação positiva, o que prejudica a saúde pública de forma geral. Saneamento básico é saúde e desenvolvimento, e mas ainda faz falta em quase metade do País”, comenta o supervisor de Operação.

Para o professor Luiz Carlos Palombo de Medeiros, que fez o convite da palestra à GS Inima SAMAR, as duas apresentações foram de grande relevância para os alunos. “Eles ficaram encantados com as informações passadas nas palestras e participaram ativamente com perguntas sobre o tema. Antes do evento, nossos professores trabalharam os temas Água e Meio Ambiente nas salas de aulas, o que possibilitou uma maior interação dos alunos com o palestrante”, disse o professor.

Galeria de imagens