Curso gratuito de encanador capacita mulheres pelo 4º ano consecutivo, em Araçatuba

Curso gratuito de encanador capacita mulheres pelo 4º ano consecutivo, em Araçatuba

Iniciativa, da GS Inima SAMAR em parceria com a Prefeitura Municipal, recebeu oito mulheres nesta edição

A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, realizou, na última sexta-feira (31/10), a 4ª edição do Curso de Encanador para Mulheres, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal. As atividades foram promovidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São José com o objetivo de incluir mulheres em situação de vulnerabilidade social e contaram com a presença da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta e da presidente do Fundo Social, Lenice Freitas.

Nesta edição, oito participantes aprenderam sobre a importância de detectar vazamentos, cuidados com a caixa d’água, pequenos reparos hidráulicos, entre outras técnicas.

“Compartilhar conhecimento com esse público, que muitas vezes não consegue ter acesso a treinamentos realizados na região central, é uma iniciativa de grande relevância. Os conceitos básicos de encanador são essenciais para prevenir situações como o aumento inesperado na conta de água ou o desperdício causado por vazamentos não identificados”, destacou Luciano Silva, supervisor comercial da GS Inima SAMAR. Ele ministrou o curso ao lado dos colaboradores Fabricio Eugenio Barbosa e Luiz Ricardo Souza

Ao final das aulas, a dona de casa Judith Neres de Sousa Oliveira estava ansiosa para colocar o aprendizado em prática. “O curso foi ótimo, aprendi bastante coisa, como nomes de peças e ferramentas. A apostila também vai nos auxiliar em casa. Vai ser ótimo para fazer pequenos reparos”, comentou.

Gisele Cristina Correia Crispim, outra aluna da 4ª edição do Curso de Encanador para Mulheres demonstrou interesse em uma continuidade das aulas. “Aprendi como arruma a boia de caixa d’agua, como corta um cano e como funciona um hidrômetro. Seria ótimo se o curso continuasse e mais pessoas pudessem participar”, disse.

Ao final do curso, as participantes receberam certificado e um kit com peças, como lixas, pedaço de cano soldável, luvas, serra, fita veda rosca e cotovelo.

Treinamento teórico e prático

Para melhor aproveitamento das técnicas apresentadas, desde a 1ª edição, o curso é dividido em aula teórica e, em seguida, prática, somando 4 horas de duração. Na primeira etapa, as participantes conhecem o processo de tratamento de água em Araçatuba, com informações sobre a GS Inima SAMAR e as estações de tratamento existentes na cidade. Em seguida, são abordados os tipos de vazamentos que podem ocorrer em uma casa e como identificá-los.

Na segunda etapa, as alunas têm acesso às mais diferentes peças hidráulicas disponíveis no mercado. Elas são convidadas a vedarem roscas, cortar canos, manusear ferramentas etc. Além disso, aprendem a como consertar um cano com vazamento e a identificar uma bomba de caixa d’água com problema.

Iniciativa gratuita

O curso de Encanador para Mulheres é gratuito e destinado principalmente às mulheres de baixa renda que dependem de programas sociais da Prefeitura, Estado ou Governo Federal. Por isso, é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, que faz as inscrições das interessadas nos CRAS que atendem na periferia da cidade.

Galeria de imagens