A GS Inima SAMAR inicia Teste de Fumaça no bairro Guanabara

A GS Inima SAMAR inicia Teste de Fumaça no bairro Guanabara

A GS Inima SAMAR inicia teste de fumaça para identificar ligações irregulares na rede de esgoto e garantir um sistema mais eficiente, reduzir riscos de extravasametnos e melhorar a qualidade de vida da população.

A GS Inima SAMAR iniciou nesta quinta-feira (15/01) o Teste de Fumaça no bairro Guanabara, em Araçatuba. A ação faz parte de um projeto piloto que tem como objetivo identificar ligações irregulares na rede coletora de esgoto, melhorar o sistema e evitar problemas como extravasamentos.

Antes do início do teste, os moradores foram informados e receberam esclarecimentos sobre o procedimento. Em algumas residências, já foi possível identificar pontos onde a fumaça indicou irregularidades. Nesses casos, os moradores foram orientados sobre o motivo do problema e as medidas necessárias para regularizar a situação.

O teste de fumaça consiste na introdução de fumaça não tóxica na rede coletora de esgoto para verificar possíveis ligações cruzadas, como a entrada de água da chuva no sistema de esgoto. Esse tipo de ocorrência provoca extravasamentos da rede de esgoto nas ruas e até retorno de esgoto em imóveis, porque a rede é dimensionada apenas para receber o efluente gerado nos imóveis e não a água da chuva. Ela também sobrecarrega a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da GS Inima SAMAR.

“Para se ter uma ideia, em dias normais a Estação de Tratamento recebe cerca de 500 litros por segundo, mas em períodos de chuva intensa, como no início de dezembro de 2025, a vazão chegou a quase 1.400 litros por segundo, três vezes mais do que a média. Esse aumento indica que há grande volume de água pluvial entrando na rede de esgoto”, explica Lucas Dalri, gerente de operações e manutenções da GS Inima SAMAR.

Em dezembro, foram registradas mais de 20 ocorrências de extravasamentos de esgoto por dia, o dobro da média nos períodos sem chuvas fortes, reforçando a necessidade de identificar e corrigir essas irregularidades.

Após a conclusão do levantamento e análise dos dados, a GS Inima SAMAR, em parceria com a Prefeitura, avaliará a ampliação da ação para outras áreas da cidade. O objetivo é garantir um sistema mais eficiente, reduzir riscos de extravasamentos e melhorar a qualidade de vida da população.

A GS Inima SAMAR ressalta que essa ação não tem o intuito de gerar uma multa ou qualquer tipo de autuação aos moradores, é apenas educativa e necessária para levar informações mais precisas sobre a rede de esgoto.

O teste é seguro, não provoca riscos aos moradores e é uma prática amplamente utilizada para diagnóstico de redes coletoras. A fumaça pode sair por dentro da casa caso haja ausência ou ineficácia da caixa de gordura, o que também indica necessidade de adequação. Nesta primeira etapa, a ação será restrita ao bairro Guanabara e deve durar até o final de fevereiro.