Abastecimento de Água

Estações de tratamento

ETA Baguaçu

A ETA Baguaçu foi inaugurada no dia 21 de junho de 2023 e possui capacidade para abastecer 100 mil habitantes (50% da população de Araçatuba). Com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) que, além de acompanhar todo o processo de tratamento, também monitora a distribuição de água por meio das adutoras e centros de reservação espalhados pela cidade, a unidade é totalmente automatizada. Com isso, há um menor consumo de produtos químicos e energia, além da redução na possibilidade de falhas durante todo o processo de tratamento. 

Na nova estação, o lodo que resulta do processo de tratamento de água também é reaproveitado. Depois de passar por adensadores e centrífugas, 80% do lodo voltam em forma de água à entrada da estação para novo tratamento, poupando significativamente os recursos hídricos da região. A qualidade da água é monitorada durante todo o processo de produção, sendo que, a cada mês, são feitas mais de mil análises de amostras coletadas na própria estação e em imóveis de diferentes bairros. Ainda fazem parte do sistema de água de Araçatuba, o complexo Tietê, responsável pelo abastecimento de 41% dos habitantes, além de dois poços profundos (9%).

ETA Tietê

Inaugurada em junho de 2013, a Estação de Tratamento de Água Tietê possibilita a captação e bombeamento de águas do rio Tietê para a população da zona norte da cidade. Desde a captação até a chegada à estação ETA Tietê, são 15 kms de tubulação, o que colocou Araçatuba como a primeira cidade não ribeirinha a utilizar a água do Tietê como fonte de abastecimento para sua população. Sua construção foi iniciada em 2005, na administração do prefeito Jorge Maluly Neto. Com capacidade de operar 25 mil metros cúbicos de água por dia, ela recebeu investimento total de R$ 25 milhões. A ETA-Tietê opera com o sistema de flotofiltração, uma moderna alternativa de tratamento de água, considerado compacto e eficaz, principalmente na eliminação de microalgas. Atualmente, a ETA Tietê é responsável pelo tratamento de um volume de 16.700 m³ de água por dia.

ETA Baguaçu I

A Estação de Tratamento de Água – ETA BAGUAÇU 1 foi construída às margens do Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba, entre os anos 1933 e 1935, na administração do prefeito Joaquim Camargo Ferraz. Por mais de 30 anos, ela foi a única estação de tratamento de água no município até que o grande crescimento econômico e populacional no final da década de 60 exigiu a construção de uma nova estação. Ampliada em 1981, a ETA 1 foi desativada em 2023 com a inauguração da ETA BAGUAÇU 4.