Certificações

A GS Inima SAMAR é certificada na norma ISO 9001:2015

Sete meses após iniciar a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, a GS Inima SAMAR foi certificada nas conformidades dos requisitos da Norma ISO 9001:2015. A certificação foi emitida pela Bureau Veritas Certification após três dias de avaliação do Sistema de Gerenciamento da GS Inima SAMAR, que tem como escopo a prestação de serviços públicos de abastecimento de água potável (captação, tratamento, distribuição e comercialização), esgotamento sanitário (coleta e afastamento) e projetos de extensão de redes de água e esgoto.

A GS Inima SAMAR mantém as suas operações com foco na melhoria contínua, cumprindo a sua missão de prestar serviços de água e esgoto à população de Araçatuba com eficiência, qualidade e soluções sustentáveis.

O processo de implantação teve início em abril de 2013, quando foram iniciados os treinamentos, criação de programas, indicadores e metas.

 

O que é ISO 9001:2015?

A norma ISO 9001:2015 é um conjunto de requisitos que estabelecem modelo de gestão da qualidade para organizações em geral. O objetivo dessa certificação garantir que os produtos e serviços atendam aos requisitos estatutários e regulamentares, buscando a satisfação dos clientes, sempre analisando os riscos e oportunidades de melhoria contínua em conformidade ao sistema de gestão, com engajamento de pessoas.

A sigla “ISO” significa Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça, responsável pela normatização em nível mundial.

 

SAMAR é certificada na norma OHSAS 18001

Em dezembro de 2014 a SAMAR foi certificada na norma OHSAS 18001:2007- Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no trabalho. A recomendação da norma foi conquistada cinco dias antes da empresa completar dois anos de atuação na cidade, à frente dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e um ano após a certificação da ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade. 

A certificação OHSAS 18001, que tem como escopo “Prestação de serviço público de tratamento de água na ETA-Tietê” com foco na saúde e segurança dos trabalhadores, como também, os controles legais e prevencionista nos serviços realizados na nova estação. Inaugurada em junho de 2013 pela GS Inima SAMAR, a ETA-Tietê foi fundamental para garantir o abastecimento de água para mais de 30 bairros da região norte da cidade, antes abastecidos por poços. A nova estação, que teve investimentos de mais de R$ 5 milhões, transformou Araçatuba na primeira cidade não ribeirinha a tratar a água do rio Tietê para abastecimento público. A recomendação foi assinada pelo auditor líder Paulo Ivo, da Bureau Veritas Certification, após quatro dias de auditoria juntamente com a avaliação de manutenção da certificação ISO 9001, realizada pela auditora Luciana Fedozzi, da mesma certificadora.

 

O que é OHSAS 18001:2007?

A norma OHSAS 18001:2007 é um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho que ajuda no controle dos riscos e na melhoria de desempenho. A norma define os requisitos de boas práticas na gestão de saúde e segurança ocupacional com diretivas relativas à estrutura de saúde e segurança.

O objetivo é promover um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite identificar e controlar consistentemente seus riscos à segurança e saúde, reduzindo o potencial de acidentes, auxiliando na conformidade legislativa e melhorando o desempenho geral. A sigla “OHSAS” significa Série de Avaliações de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Health ans Safety Assessments Series).