Lançamento do concurso de desenho e teatro marcam as comemorações do Dia da Água da GS Inima SAMAR

Lançamento do concurso de desenho e teatro marcam as comemorações do Dia da Água da GS Inima SAMAR

Ações foram realizadas na EMEB Prof. Egles Gabas de Carvalho

Mais de 350 alunos da rede municipal de ensino participaram dos eventos comemorativos do Dia Mundial da Água organizado pela GS Inima SAMAR nesta terça-feira (22). A programação começou às 9h, na Escola Municipal de Educação Fundamental Egles Gabas, com o lançamento do 7º Concurso de Desenhos GS Inima SAMAR, que este ano deverá ter a participação de mais de nove mil alunos com idade entre 6 e 11 anos. Em seguida, houve a apresentação do espetáculo teatral “Cuide bem da água e do meio ambiente”, que também teve a participação de alunos da EMEF Maria Helena de Freitas Carli, do bairro Vista Verde, em Araçatuba.

O lançamento do Concurso de Desenhos contou com a presença do prefeito Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor e da secretaria Municipal de Educação Silvana de Sousa e Souza, além do diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

“Para nós é uma alegria poder anunciar a retomada do concurso de desenho, após dois anos de pandemia. Nesta edição, estamos ampliando a premiação para as escolas dos alunos vencedores, então queremos que todos participem com muita criatividade e entusiasmo”, disse Eduardo Caldeira.

A secretária Municipal de Educação Silvana de Sousa e Souza comentou o orgulho que sentiu ao ser procurada pela concessionária para retomar o concurso de desenho. “Toda parceria nos deixa muito felizes, mas essa em especial vai mostrar como nossas crianças são capazes e aprendem rápido com esse tipo de ação. Temos certeza de que esse concurso vai mostrar os talentos que temos na rede municipal”, afirmou.

Para a diretora da escola Egles Gabas de Carvalho, Claudia Gomes de Oliveira, o concurso de desenho será uma forma de concretizar o aprendizado que as crianças vêm recebendo em sala de aula. “Eles estão com o tema água na ponta da língua e essa apresentação de teatro vai ajudar a entendê-lo. É muito gratificante ter a nossa escola escolhida para esse evento”, comentou.

A vice-prefeita Edna Flor aproveitou um globo terrestre que fazia parte do cenário da apresentação para explicar às crianças a importância da água e como ela poderia ser retratada nos desenhos. “Estão vendo toda essa cor azul? Ela representa a quantidade de água que temos no planeta, mesmo assim, ela é insuficiente. Nos desenhos, vocês podem mostrar como é possível manter todo esse azul do planeta e garantir a preservação da água”, sugeriu.

O prefeito Dilador Borges também aproveitou a oportunidade para dizer às crianças que elas são essenciais no cuidado com os recursos hídricos. “Desde pequenos vocês vão aprendendo a preservar o meio ambiente e poderão colocar, nos desenhos, como a água deve ser tratada para que ela nunca nos falte”, disse.

Apresentação teatral

O grupo Motiva Produções Artísticas apresentou, por meio de dois atores, os temas economia de água, preservação da natureza, reciclagem e atitudes simples que podem salvar o planeta. Os personagens Charlene, uma patricinha que adora viver na cidade grande, e Tonico, um rapaz da roça, ensinaram às crianças como é importante cuidar do meio ambiente e da água com muita interação e brincadeiras. Durante todo o dia, houve quatro apresentações da peça para alunos da rede municipal de ensino.

Concurso de desenho

O 7º concurso de desenho da GS Inima SAMAR tem como tema a frase “Nossa amiga água. Eu cuido bem dela”. Haverá a premiação dos primeiros e segundos lugares de cada série (1º ao 5º ano) e também para as escolas dos desenhos escolhidos. Os prêmios serão: 1 tablet para cada criança vencedora, 1 computador desktop para a escola de cada aluno vencedor e 1 vale-compras no valor de R$ 300 para cada segundo lugar. No total, o concurso de desenho contará com 15 premiações.

Como já é de praxe, a GS Inima SAMAR receberá os desenhos das escolas e organizará uma comissão julgadora, que contará com representantes de diversos setores, para selecionar os desenhos que mais atingirem o tema proposto. O regulamento e a ficha de inscrição serão enviados à Secretaria Municipal de Educação que fará o encaminhamento para cada escola.

São 30 escolas participantes e mais de nove mil alunos envolvidos no concurso. A premiação será em junho, durante a semana do Meio Ambiente.

Galeria de imagens