GS INIMA SAMAR CONQUISTA DOIS PRÊMIOS NACIONAIS DE SUSTENTABILIDADE

GS INIMA SAMAR CONQUISTA DOIS PRÊMIOS NACIONAIS DE SUSTENTABILIDADE

“Instalação de balsa flutuante para captação de água bruta na ETA Tietê” e “Saneamento Rural na Vila Jacutinga” renderam à concessionária de Araçatuba o primeiro e segundo lugares em duas categorias do 4º Prêmio Sustentabilidade da ABCON/SINDCON. Foram 94 projetos inscritos em todo o Brasil.

O projeto Gestão da crise hídrica a partir do nível de cota operacional e instalação de balsa flutuante para captação de água bruta na ETA Tietê rendeu o primeiro lugar na categoria Gestão e Governança para a GS Inima SAMAR, que também ficou em segundo lugar na categoria Sociedade e Consumidores, pelo projeto Saneamento Rural em Jacutinga, com ações de apoio à comunidade do bairro rural de Araçatuba para gestão dos seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“Esses prêmios são o resultado do esforço de cada um e a recompensa pelo trabalho diário. Estamos muito felizes e orgulhosos de todos”, comentou o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

Concorrendo com seis projetos entre os 20 finalistas, a GS Inima Brasil, representada pelas empresas GS Inima SAMAR (Araçatuba), Comasa (Santa Rita do Passa Quatro) e GS Inima Ambient (Ribeirão Preto), conquistou quatro dos 12 Prêmios de Sustentabilidade na 4ª edição do evento da Abcon/Sindcon, criado em 2015 para destacar as melhores iniciativas inovadoras e sustentáveis das operadoras privadas que atuam no setor de saneamento básico no Brasil.

Além de ser o grupo empresarial mais premiado, a GS Inima Brasil foi a única a ter projetos vencedores em todas as categorias e a que mais ocupou a posição de primeiro e segundo lugares.

 

Os premiados do grupo GS Inima

Além dos projetos da GS Inima SAMAR, outras empresas do grupo foram premiadas.

Com o projeto Sistema de Reutilização do Efluente Tratado da ETE Ribeirão Preto, a GS Inima Ambient ganhou o segundo lugar na categoria Inovação Técnica. E a COMASA conquistou o segundo lugar na categoria Restauração de Ecossistemas com o projeto Renascentes do Passa Quatro, que visa proteger e recuperar a microbacia hidrográfica do Córrego Passa Quatro, um dos mananciais que abastecem a cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro.

Criado pela ABCON/SINDCON, entidades representativas das operadoras privadas de saneamento básico do Brasil, o Prêmio Sustentabilidade vem destacando projetos inovadores que visam ações sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e de governança, a fim de mostrar o conhecimento gerado pelas empresas privadas de saneamento e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho dos profissionais do setor.

Na 4ª edição do Prêmio foram analisados 94 projetos concorrentes às categorias Gestão e Governança; Inovação Técnica; Proteção e Restauração de Ecossistemas; e Sociedade e Consumidores. Também houve premiação para as três melhores ideias encaminhadas por jovens inovadores.