Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba

Atendimento

Entenda sua conta

Com o sistema informatizado de leitura da SAMAR, você pode ter a comodidade de receber a fatura em sua residência ou qualquer outro estabelecimento, simultaneamente, após a coleta da leitura no hidrômetro. O sistema permite transparência ao processo, visto que todas as dúvidas do consumidor podem ser sanadas no local com a orientação do próprio leiturista.

A SAMAR quer que você entenda os detalhes que compõem sua fatura de água, para assim acompanhar todas as informações nela descritas.

Verifique se as informações estão corretas e em caso de dúvidas entre em contato conosco.

 

 

 

          Clique aqui para visualizar a imagem em tamanho real

contapCódigo da ligação:  indica o número da ligação do seu imóvel. Com esse dado é possível verificar o histórico de sua conta, acompanhar andamento de processos e emitir 2º via pela internet.

Categoria: indica qual categoria você pertence: residencial, comercial/ industrial, pública ou tarifa social. Cada categoria possui um valor diferenciado do metro cúbico (m3) consumido.

Número do hidrômetro: identifica o número do seu hidrômetro. Esse número permite que a SAMAR mantenha um histórico do equipamento.

Descrição de lançamentos: traz informações sobre os valores consumidos de água e taxa de esgoto e também outros serviços utilizados, além da descrição de parcelamentos de dívidas (para os que utilizam essa opção).

Dados da leitura:  apresenta os consumos dos últimos 12 meses em m3 para seu acompanhamento. Com esses números, você pode verificar se o consumo está se mantendo na média ou se há excessos ou até mesmo diminuição no consumo.

Referência: identifica o mês de referência das cobranças em questão. Com a leitura informatizada, a conta refere-se ao próprio mês de consumo.

Data da leitura anterior e da leitura atual: indica a data em que as leituras foram colhidas. Nesse campo é indicada a quantidade de dias de uma leitura para outra.

Previsão para próxima leitura: indica a data em que o leiturista vai colher os dados no hidrômetro de seu imóvel. Procure deixar o hidrômetro sempre acessível.

Leitura anterior, atual e consumo em m3: com essas informações é possível calcular o consumo do mês. (Confira como o calculo é efetuado)

Ocorrência: nesse campo a SAMAR indica para o contribuinte se alguma anomalia foi percebida. Ex: portão fechado,  hidrômetro embaçado, etc.  Nesses casos não é possível colher leitura com precisão.

Data do corte: indica a possível data de corte caso o pagamento da fatura não seja efetuado. A partir de 30 dias de inadimplência poderá haver interrupção do fornecimento.

Vencimento: fique atento a esse campo. Ele indica a data de vencimento para pagamento de sua conta. Procure pagar suas faturas em dia, assim você não precisará pagar multa e juros, além de não correr o risco de ter seu fornecimento de água interrompido. Até a data do vencimento as faturas podem ser pagas na rede bancária, casas lotéricas ou por débito automático. Contas em atraso, apenas em Casas Lotéricas.

Total a pagar: indica o valor  a ser pago. Procure verificar a composição da fatura para saber o que está sendo cobrado. Caso haja divergência ou dúvidas, procure a SAMAR para se informar.

Mensagem: nesse campo é possível acompanhar informações das faturas que estão em aberto, com mês de referência, data original de vencimento e valor, além do total dos débitos existentes na data da emissão da fatura.

Controle de qualidade: Neste espaço, a SAMAR publica a análise da qualidade da água referente ao mês de consumo. Nela, você encontra informações sobre a cor da água, turbidez, índices de cloro, flúor, PH, etc. Ao lado dos resultados, existem os parâmetros de qualidade ideais da água para comparação.

Ficha de compensação: essa última parte da conta é destacável e será retida nos bancos ou casas lotéricas, no ato do pagamento da conta.

No verso da fatura:  você encontra um espaço para anotar os números que estão registrados no seu hidrômetro.  Antes de procurar a SAMAR, anote a leitura do seu hidrômetro, assim você agilizará o trabalho de atendimento.

É sempre bom lembrar…